sexta-feira, 5 de junho de 2015

Entendendo os PCNs parte 2

 ESCUTA, ENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO
DA LINGUAGEM MUSICAL
• Percepção e identificação dos elementos da linguagem musical (motivos, forma, estilos, gêneros, sonoridades, dinâmica, texturas, etc.) em atividades de apreciação, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros disponíveis, de notações ou de representações diversas.
• Identificação de instrumentos e materiais sonoros associados à ideias musicais de arranjos e composições.
• Percepção das conexões entre as notações e a linguagem musical.
• Observação e discussão de estratégias pessoais e dos colegas em
Atividades de apreciação.
• Apreciação e reflexão sobre músicas da produção, regional, nacional e internacional considerada do ponto de vista da diversidade, valorizando as participações em apresentações ao vivo.
• Discussão e levantamento de critérios sobre a possibilidade de
Determinadas produções sonoras serem música.
• Discussão da adequação na utilização da linguagem musical em suas combinações com outras linguagens na apreciação de canções, trilhas sonoras, jingles, músicas para dança, etc.
• Discussão de características expressivas e da intencionalidade de
Compositores e intérpretes em atividades de apreciação musical.
• Explicitação de reações sensoriais e emocionais em atividades de
Apreciação e associação dessas reações a aspectos da obra apreciada.*.


Até os doze anos o aluno esta aprendendo a ouvir, então é de suma importância que o professor o auxilie nesse aprendizado, proporcionando ao aluno o máximo de sonoridades diferentes; Músicas de épocas diferentes, países diferentes, instrumentos variados e que o aluno seja estimulado a se abrir para tudo tipo de expressão musical, mesmo que ele não goste muito, lembre-se ele esta aprendendo a ouvir ele tem o direito de conhecer tudo! Pois todos sabemos que os meios de comunicação atualmente oferecem é em grande parte de baixa qualidade musical e cultural  o alunos tem antes de tudo o direito de conhecer outras possibilidades sonoro musicais , e cabe ao professor buscar e criar estratégias para que o alunos conheça e reflita sobre o assunto, afinal é responsabilidade do professor  estimulá-lo e instruí-lo para que ele não tenha preconceito musical ,nem seja exposto só a um tipo de musica, afinal nosso pais e muito rico de possibilidades musicais!           
                                                 Professora Sônia Jardim


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