ESCUTA, ENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO
DA LINGUAGEM MUSICAL
• Percepção e identificação dos elementos da linguagem musical
(motivos, forma, estilos, gêneros, sonoridades, dinâmica, texturas, etc.) em
atividades de apreciação, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de
materiais sonoros disponíveis, de notações ou de representações diversas.
• Identificação de instrumentos e materiais sonoros associados à ideias
musicais de arranjos e composições.
• Percepção das conexões entre as notações e a linguagem musical.
• Observação e discussão de estratégias pessoais e dos colegas em
Atividades de apreciação.
• Apreciação e reflexão sobre músicas da produção, regional,
nacional e internacional considerada do ponto de vista da diversidade,
valorizando as participações em apresentações ao vivo.
• Discussão e levantamento de critérios sobre a possibilidade de
Determinadas produções sonoras serem música.
• Discussão da adequação na utilização da linguagem musical em
suas combinações com outras linguagens na apreciação de canções, trilhas
sonoras, jingles, músicas para dança, etc.
• Discussão de características expressivas e da intencionalidade
de
Compositores e intérpretes em atividades de apreciação musical.
• Explicitação de reações sensoriais e emocionais em atividades de
Apreciação e associação dessas reações a aspectos da obra
apreciada.*.
Até os doze
anos o aluno esta aprendendo a ouvir, então é de suma importância que o
professor o auxilie nesse aprendizado, proporcionando ao aluno o máximo de
sonoridades diferentes; Músicas de épocas diferentes, países diferentes,
instrumentos variados e que o aluno seja estimulado a se abrir para tudo tipo
de expressão musical, mesmo que ele não goste muito, lembre-se ele esta
aprendendo a ouvir ele tem o direito de conhecer tudo! Pois todos sabemos que
os meios de comunicação atualmente oferecem é em grande parte de baixa
qualidade musical e cultural o alunos
tem antes de tudo o direito de conhecer outras possibilidades sonoro musicais ,
e cabe ao professor buscar e criar estratégias para que o alunos conheça e
reflita sobre o assunto, afinal é responsabilidade do professor estimulá-lo e instruí-lo para que ele não
tenha preconceito musical ,nem seja exposto só a um tipo de musica, afinal
nosso pais e muito rico de possibilidades musicais!
Professora Sônia Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário