Aprendemos:
1% pelo paladar
1,5% pelo tato
3,5% pelo olfato
11% pela audição
83% pela visão
Retemos: 30% do que vemos
50% do que vemos e escutamos
70% do que ouvimos em seguida
discutimos
90% do que ouvimos e em seguida
realizamos
A aprendizagem pelos 5
sentidos se da no campo sensorial, sendo que a visão influencia os demais sentidos.
Não há percepção pura através de um único sentido e os estímulos para cada um e
diferente dos outro.*
Trecho do livro: Guia para
educação e pratica musical.
Autoras:
Márcia Visconti e Maria Zei Biagioni
Abemusica
e Secretaria do Estado da Educação
Se levarmos em conta as informações anteriores podemos, entender melhor a importância, de mexer com o aluno como um todo, fazer com que ele experiente um grande quantidade de estímulos, com questionamentos assim: que cheiro tem essa música?Se essa música fosse uma comida,que comida seria? Essa musica e áspera ou macia, e por ai vai. Todas as expressões artísticas são feitas para os sentidos por exemplo, a arte culinária dirigida ao paladar,as artes plásticas: pinturas para a visão,esculturas para o tato;música para a audição; há uma finalidade sensorial em todas elas. Então devemos e podemos colocar essas informações a favor do nosso trabalho.
Estimule seus alunos, de
modo que eles criem o hábito de cheirar os instrumentos, esfregar as mãos nos
instrumentos, estimulá-los a relacionar musicas aos sentidos, assim os alunos
estarão sensivelmente, mais ativos e abertos. Sempre que possível leve os ao ar
livre, faça aulas com cheiro cor e gosto diferente, seus alunos vão adorar.
Professora Sônia Jardim
Professora Sônia Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário