Musicalizar partindo de um tema
O desafio de tornar as aulas mais dinâmicas,
mais envolventes e divertidas, é uma necessidade. Para que cada aula, cada
atividade; Seja uma aventura.
Trabalhar uma expressão artística tão rica,
com alunos que são expostos todos os dias, a milhões de sons e informações musicais,
nem sempre de boa qualidade. É acima de tudo uma responsabilidade.
Assim escolher e desenvolver
um tema torna o trabalho de musicalização mais interessante, tanto para o aluno
quanto para o professor, pois ter um tema garante que o trabalho tenha um
objetivo concreto, os projetos determinam os caminhos tem começo, meio e fim.
Mas é importante levar o
aluno a tomar posse do projeto, pois, ao saber onde esse projeto pretende chegar,
ele se sente mais seguro para opinar, criar, investigar e questionar.
O professor por outro lado
deverá ser o condutor nessa caminhada apontando o melhor rumo, propondo
possibilidades ,também questionando ,favorecendo a comunhão de idéias a
partilha de sentimentos e sobre tudo a apropriação do conhecimento.
Não perca de vista, que
cada projeto terá poucas aulas então se esse projeto for muito cheio de conteúdos,
você não terá tempo de aprofundá-los e por consequência, essas informações não
se transformarão em aprendizado, e também não se reverterão em vivências
criativas e produtivas.
Proponha temas diferentes
que agucem a curiosidade dos alunos, não importa que esteja longe da realidade
em que eles vivem, pois eles gostam de novidades. Mas se tiver algum assunto em
sua região que você julgar um bom tema vá em frente.
Lembre que um bom projeto
deve ter:
Um
disparador
Que pode ser um filme,uma
historia ,visita a uma exposição, visita de um morador do bairro ou um artista popular,
um passeio etc.
Um
caminho:
Discussões, atividades, jogos,
investigações, audições etc.
Uma
Finalização:
Apresentações, saraus, exposições,
produções escritas, CDs, releituras musicais etc. É muito importante para os
alunos que eles entendam que o projeto chegou ao fim.
Os
projetos serão desenvolvidos em aulas semanais com +/- 50 minutos de duração.
Projetos
A seguir apresento um dos projetos que já desenvolvi com meus alunos, projetos esses bem sucedidos,
que tiveram grande aceitação tanto por parte dos alunos quanto, por parte das escolas
onde trabalhei.
Temas
e propostas:
Projeto: Essas crianças
brilhantes ( os grandes compositores Clássicos)
Musica Clássica em sala de aula de forma significativa
Faixa
Etária: 1º ao 5º ano do fundamental
Duração:
6 meses
Justificativa:
Estamos presenciando uma
época, onde o ser humano não comanda seu próprio gosto, aquilo que se consome e
“admira” lhe é imposto pela mídia, que quase sempre tem qualidade questionável,
mas mesmo assim invade sua casa, coração e mente.
Por tanto, torna-se
infinitamente importante, mais que em outra época, levar o aluno a conhecer os
grandes mestres da música clássica.
E se o aprendizado for sob
a ótica da infância dos mestres, essa experiência pode se tornar mais interessante
e divertida. Esse pode e deve ser mais que um simples estudo e sim uma
experiência marcante e inesquecível.
Objetivos
didáticos:
Pesquisar
a biografia dos grandes compositores;
Fazer
ligação entre a música e as emoções;
Conhecer
e reconhecer os sons dos instrumentos clássicos;
Trabalhar
a concentração e a criatividade;
Trabalhar
a socialização;
Entender
a linguagem musical e a sua universalidade;
Compreender
que a boa música é eterna.
Conteúdos
-Conceituais:
Conhecer os instrumentos
clássicos, a suas diferenças.
Analisar suas qualidades
(forte e fraco grave e agudo, alto e baixo).
Identificar os sons e
diferentes timbres.
Ampliar o entendimento de
música como arte.
-Procedimentais
Observar as variações de
intensidade
Buscar mais informações
sobre os compositores.
Empregar instrumentos de
formas diferentes.
-Atitudinais
Ter vontade de ouvir e
gostar de música instrumental
Querer criar sons e
músicas.
Ser capaz de compartilhar
suas impressões e opiniões.
Repetir sons e músicas.
Ser capaz de se expressar
com movimentos corporais.
Finalização : neste projeto é com os alunos um
teatro de fantoches em que eles apresentaram aos colegas o que aprenderam, assim
trabalhamos a entonação vocal e algumas canções que eles mesmos fizeram. Outra
finalização possível e um baile onde os alunos podem estar vestidos a caráter.
Professora Sonia Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário