sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pedagogia de projetos

Musicalizar partindo de um tema
 O desafio de tornar as aulas mais dinâmicas, mais envolventes e divertidas, é uma necessidade. Para que cada aula, cada atividade; Seja uma aventura.
 Trabalhar uma expressão artística tão rica, com alunos que são expostos todos os dias, a milhões de sons e informações musicais, nem sempre de boa qualidade. É acima de tudo uma responsabilidade.
Assim escolher e desenvolver um tema torna o trabalho de musicalização mais interessante, tanto para o aluno quanto para o professor, pois ter um tema garante que o trabalho tenha um objetivo concreto, os projetos determinam os caminhos tem começo, meio e fim.
Mas é importante levar o aluno a tomar posse do projeto, pois, ao saber onde esse projeto pretende chegar, ele se sente mais seguro para opinar, criar, investigar e questionar.
O professor por outro lado deverá ser o condutor nessa caminhada apontando o melhor rumo, propondo possibilidades ,também questionando ,favorecendo a comunhão de idéias a partilha de sentimentos e sobre tudo a apropriação do conhecimento.
Não perca de vista, que cada projeto terá poucas aulas então se esse projeto for muito cheio de conteúdos, você não terá tempo de aprofundá-los e por consequência, essas informações não se transformarão em aprendizado, e também não se reverterão em vivências criativas e produtivas.
Proponha temas diferentes que agucem a curiosidade dos alunos, não importa que esteja longe da realidade em que eles vivem, pois eles gostam de novidades. Mas se tiver algum assunto em sua região que você julgar um bom tema vá em frente.
Lembre que um bom projeto deve ter:
 Um disparador
Que pode ser um filme,uma historia ,visita a uma exposição, visita de um morador do bairro ou um artista popular, um passeio etc.

Um caminho:
Discussões, atividades, jogos, investigações, audições etc.

Uma Finalização:
Apresentações, saraus, exposições, produções escritas, CDs, releituras musicais etc. É muito importante para os alunos que eles entendam que o projeto chegou ao fim.     

Os projetos serão desenvolvidos em aulas semanais com +/- 50 minutos de duração. 
Projetos
A seguir apresento um  dos projetos que já desenvolvi com meus alunos, projetos esses bem sucedidos, que tiveram grande aceitação tanto por parte dos alunos quanto, por parte das escolas onde trabalhei.

Temas e propostas:

 Projeto: Essas crianças brilhantes ( os grandes compositores Clássicos)
 Musica Clássica em sala de aula de forma significativa
Faixa Etária: 1º ao 5º ano do fundamental
Duração: 6 meses

Justificativa:
Estamos presenciando uma época, onde o ser humano não comanda seu próprio gosto, aquilo que se consome e “admira” lhe é imposto pela mídia, que quase sempre tem qualidade questionável, mas mesmo assim invade sua casa, coração e mente.
Por tanto, torna-se infinitamente importante, mais que em outra época, levar o aluno a conhecer os grandes mestres da música clássica.
E se o aprendizado for sob a ótica da infância dos mestres, essa experiência pode se tornar mais interessante e divertida. Esse pode e deve ser mais que um simples estudo e sim uma experiência marcante e inesquecível.
   
Objetivos didáticos:
Pesquisar a biografia dos grandes compositores;
Fazer ligação entre a música e as emoções;
Conhecer e reconhecer os sons dos instrumentos clássicos;
Trabalhar a concentração e a criatividade;
Trabalhar a socialização;
Entender a linguagem musical e a sua universalidade;
Compreender que a boa música é eterna.
Conteúdos
-Conceituais:
Conhecer os instrumentos clássicos, a suas diferenças.
Analisar suas qualidades (forte e fraco grave e agudo, alto e baixo).
Identificar os sons e diferentes timbres.
Ampliar o entendimento de música como arte.
-Procedimentais
Observar as variações de intensidade
Buscar mais informações sobre os compositores.
Empregar instrumentos de formas diferentes.
-Atitudinais
Ter vontade de ouvir e gostar de música instrumental
Querer criar sons e músicas.
Ser capaz de compartilhar suas impressões e opiniões.
Repetir sons e músicas.
Ser capaz de se expressar com movimentos corporais.

Finalização : neste projeto é com os alunos um teatro de fantoches em que eles apresentaram aos colegas o que aprenderam, assim trabalhamos a entonação vocal e algumas canções que eles mesmos fizeram. Outra finalização possível e um baile onde os alunos podem estar vestidos a caráter.   
                                                                                                       Professora Sonia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário